Apropriação tecnológica de professores de Português Língua Estrangeira em tempos pandêmicos: uma reflexão sobre formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29051/el.v7i00.15516

Palavras-chave:

Apropriação, TICE, Português língua estrangeira, Formação de professores

Resumo

O isolamento social decretado durante o período pandêmico do Sars-Cov19 trouxe à tona questões indeléveis ao campo da Educação. O presente artigo visa tecer reflexões sobre a formação de professores de Português Língua Estrangeira e sua iminente relação com as Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE).  Tratamos da questão da apropriação à luz do lócus de enunciação e de preceitos da cibercultura, uma vez que essas bases teóricas fornecem insumos densos referente aos processos de ensino-aprendizagem inovadores. Durante um ano, observamos a práxis e processos de desenho pedagógicos que culminaram na produção desse artigo, o qual tece reflexões e provocações sobre questões inerentes à formação, desenvolvimento e capacitação de professores quanto a apropriação, uso e aplicação das TICE em suas práticas cotidianas.

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Biografia do Autor

Christiane Moisés, Universidade de Brasília (UNB), Brasília – DF

Professora Adjunta do Departamento de Letras e Tradução e Coordenadora de PLE/UNB. Doutorado em Educação (UNB).

Flávia Girardo Botelho Borges, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá – MT

Professora Adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL). Doutorado em Letras (UFPE).

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Publicado

08/10/2021

Como Citar

MOISÉS, C. .; BORGES, F. G. B. Apropriação tecnológica de professores de Português Língua Estrangeira em tempos pandêmicos: uma reflexão sobre formação. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 7, n. esp.6, p. e021033, 2021. DOI: 10.29051/el.v7i00.15516. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/15516. Acesso em: 23 abr. 2024.