MOOC + apoio síncrono para o ensino de línguas estrangeiras

Explorando uma experiência docente

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18807

Mots-clés :

Ensino de línguas, Desenho pedagógico, Experiência docente

Résumé

Neste artigo apresento minha experiência de idealização, implementação e avaliação do desenho pedagógico MOOC + apoio síncrono. Para uma compreensão do que se constituem os Massive Online Open Courses (MOOCs), discorro brevemente sobre seu histórico e suas características, ressaltando a possibilidade de complementação desse modelo pedagógico de cursos on-line. Abordo o desenho pedagógico a partir de uma experiência piloto com um curso de francês iniciante para graduandos de uma universidade pública. Complemento a explicação sobre a proposta MOOC + apoio síncrono discorrendo sobre duas experiências de replicar o desenho pedagógico em cursos de inglês e de português como língua de acolhimento, quando tive a oportunidade de fazer formação docente. Finalizo com reflexões sobre o continuum no processo na implementação inovadora de um desenho pedagógico que contemple as especificidades linguísticas e questões pedagógicas de apoio, para além do uso das tecnologias digitais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Valeska Virgínia Soares Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Professora na Graduação e na Pós-graduação no Instituto de Letras e Linguística (ILEEL).

Références

AMALIA, M. N.; ZAMAHSARI, G. K.; PRATAMA, P. M. MOOCs in foreign language learning: a review of development strategies, benefits, and user perspectives. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND TECHNOLOGY, 7., 2021, Malang. Proceedings […]. Malang, Indonesia, 2021. p. 147-151.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede – Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BONK, C. J.; LEE, M. M.; REEVES, T. C.; REYNOLDS, T. H. (ed.). MOOCs and Open Education Around the World. New York: Routledge, 2015.

CLANDININ, D. J.; CONNELY, M. Narrative Inquiry. Complementary methods for research in education. 1. ed. Washington: American Educational Research Associates, 2000.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. (ed.) Shaping a professional identity: stories of educational practice. New York; London: Teachers’ College Press, 1999.

DEWART, G.; KUBOTA, H.; BERENDONK, C.; CLANDININ, J.; CAINE, V. Lugone’s metaphor of ‘World-traveling’ in Narrative Inquiry. Qualitative Inquiry, [S. l.], v. 26, n. 3-4, 2020. p. 369-378.

DEWEY, J. Experience and Education. New York: Kappa Delta Pi, 1938.

FINDIKOGLU, F.; ILHAN, D. Realization of a desired future: innovation in education. Universal Journal of Educational Research, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 2574-2580, 2016.

HABER, J. MOOCS. The MIT Press essential knowledge series. Massachusetts Institute of Technology. Cambridge. Massachusetts: The MIT Press, 2014.

HAUGSBAKKEN, H. Five learning design principles to create active learning for engaging with research in a MOOC. European Journal of Open, Distance and E-learning, [S. l.], v. 23, n. 1, 2020.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, [S. l.], p. 1-15, 2020.

KHLAIF, Z. N.; GHANIM, M.; ABU OBAID, A.; SALHA, S.; AFFOUNEH, S. The motives and challenges of developing and delivering MOOCs courses. Education in the knowledge society (EKS), [S. l.], v. 22, 2021.

LUGONES, M. Playfulness, “world-travelling”, and loving perception. Hypatia: a journal of feminist philosophy, [S. l.], v. 2, n, 2, 1987. p. 3-19.

MELLO, Dilma. Pesquisa Narrativa e formação docente: alguns aspectos teóricos-metodológicos importantes. In: GOMES JUNIOR, R. C. (org.). Pesquisa Narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 47-52.

POMEROL, J.C.; EPELBOIN, Y.; THOURY, C. MOOCs Design, Use and Business Models. London: Ed Wiley, 2015.

PORTER, S. To MOOC or not to MOOC: How can online learning help to build the future of higher education? Oxford: Chados publishing; Elsevier, 2015.

RHOADS, R. A. MOOCs - High Technology & Higher Learning: reforming higher education. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2015.

SALAS-RUEDA, R.; CASTAÑEDA-MARTÍNEZ, R.; ESLAVA-CERVANTES, A.; ALVARADO-ZAMORANO, C. Teacher’s perception about MOOCs and ICT during the COVID-19 pandemic. Contemporary Educational Technology, [S. l.], v. 14, n. 1, 2022.

SOUZA, V. V. S. Letramento digital contextualizado: uma experiência na formação continuada de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

SOUZA, V. V. S. Dinamicidade e adaptabilidade em comunidades virtuais de aprendizagem: uma textografia à luz do paradigma da complexidade. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

SOUZA, V. V. S. Curso on-line de português como língua de acolhimento. Uberlândia, 2023. Disponível em: https://www.siex.proexc.ufu.br/. Acesso em: 12 fev. 2024.

Publiée

28/05/2024

Comment citer

SOUZA, V. V. S. MOOC + apoio síncrono para o ensino de línguas estrangeiras: Explorando uma experiência docente. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. e024021, 2024. DOI: 10.29051/el.v10iesp.1.18807. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/18807. Acesso em: 5 déc. 2025.