Tradução funcionalista e variação linguística: o uso de sequência didática no ensino de línguas

Autores

  • Valdecy Oliveira Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Livya Lea Oliveira Pereira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.29051/rel.v3.n2.2017.9159

Palavras-chave:

Tradução Funcionalista. Sequências didáticas. Variação linguística. Formas de tratamento.

Resumo

No contexto da abordagem da variação linguística do Espanhol e do uso da Tradução Funcionalista em aulas de Língua Estrangeira, este artigo objetiva relatar os resultados da aplicação de uma Sequência Didática (SD), nos moldes da Escola de Genebra, a partir da tradução funcionalista de peças teatrais hispânicas para o ensino da variação linguística nas formas de tratamento pronominais no par linguístico Espanhol-Português Brasileiro. A SD foi aplicada na disciplina “Introdução aos Estudos da Tradução em Língua Espanhola” (2º semestre), ofertada pelo curso de licenciatura em Letras – Língua Espanhola e suas Literaturas, da Universidade Federal do Ceará. Baseamo-nos em fundamentos teóricos da Tradução Funcionalista (NORD, 1994, 1996, 2009, 2012), Tradução e Sociolinguística (BOLAÑOS-CUELLAR, 2000; MAYORAL, 1998), elaboração de SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; CRISTÓVÃO, 2010; BARROS, 2012) e pesquisas sobre a variação nas formas de tratamento do Espanhol e Português (FONTANELLA DE WEINBER, 1999; SCHERRE et al, 2015).

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Biografia do Autor

Valdecy Oliveira Pontes, Universidade Federal do Ceará

Professor doutor em Linguística (UFC) e com Pós-Doutorado em Estudos da Tradução (UFSC). Atualmente, é Professor Adjunto na graduação em Letras-Espanhol, no Programa de Pós-graduação em Linguística e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: valdecy. pontes@ufc.br

Livya Lea Oliveira Pereira, Universidade Federal do Ceará

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Letras-Espanhol e suas Literatura pela UFC. Foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

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Publicado

01/12/2017

Como Citar

PONTES, V. O.; PEREIRA, L. L. O. Tradução funcionalista e variação linguística: o uso de sequência didática no ensino de línguas. Revista EntreLinguas, Araraquara, v. 3, n. 2, p. 153–178, 2017. DOI: 10.29051/rel.v3.n2.2017.9159. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/9159. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos