Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão: A Revista Estudos de Sociologia, classificada como B1 na última avaliação Capes, busca publicar artigos nacionais e internacionais na área da Sociologia e afins, buscando contribuir para o debate disciplinar e interdisciplinar das questões sociais clássicas e contemporâneas.

Processo de Avaliação pelos Pares 

A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial e por pareceristas ad hoc, no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, ao conteúdo e à qualidade das contribuições. A avaliação poderá considerar o artigo aprovado, aprovado com a devida alteração indicada pelo parecerista ou recusado. Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação. No caso dos textos produzidos por autores convidados, o peer review será realizado pelos membros do Conselho Editorial da revista.

Os autores que pretenderem publicar artigos com regularidade na Revista Estudos de Sociologia devem aguardar seis números consecutivos (ou seja, três anos) para pleitear nova publicação.

Ineditismo e Originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que os trabalhos enviados para publicação são inéditos, ou seja, o conteúdo do material enviado para publicação não poderá ter sido publicado anteriormente, nem ter sido submetido concomitantemente para publicação em outras revistas nacionais.

Além disso, os autores também assumem a responsabilidade de não utilizar dados falsos ou copiados. Plágio, uso fraudulento de dados, manipulação de citações e falsa autoria não serão tolerados em nenhuma circunstância.

Desde 2018 a Revista Estudos de Sociologia utiliza o Turnitin, software de identificação de similaridade, como estratégia auxiliar para verificar e garantir a originalidade dos trabalhos publicados. Assim, a partir dessa data, todos os trabalhos aprovados para a RES passam pela verificação no software, cujos resultados são analisados individualmente.

A revista segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e da ABNT (NBR 10520 e NBR 6023), as submissões devem atender a essas diretrizes. Para conhecimento do Código, por favor consulte: https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf

A editora tomará as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos em que ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas. Quando detectadas similaridades que não estejam devidamente referenciadas seguindo as melhores práticas da comunidade científica, os respectivos autores e autoras são notificados e os textos devolvidos para que realizem as revisões necessárias para corrigir o problema, caso essa solução seja considerada viável pela editora da revista.

Do contrário, as alegações de má conduta serão tratadas adequadamente, sendo tomadas as medidas e providências cabíveis pelo Comitê Editorial, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade, se necessário.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ISSN Eletrônico

ISSN 1982-4718

ISSN Impresso

ISSN 1414-0144