Trabalho, vagabundagem e anticapitalismo: ensaio sobre a sociologia inconformista de Jack London

Autores

  • Lúcio Vasconcellos de Verçoza SEUNE – Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste. Faculdade de Direito. Maceió – AL

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11006

Palavras-chave:

Arte Literária, Sociologia, Anticapitalismo,

Resumo

A obra de Jack London é atravessada pelo percurso de sua experiência viva de criança operária, pirata de água doce, vagabundo nômade, militante socialista e de tantas outras controversas facetas do que ele foi. Esses temas são recorrentes em seus escritos. Este ensaio investiga como London aborda algumas dessas temáticas e sugere que em seus contos a arte literária se confunde com uma forma insólita de sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio Vasconcellos de Verçoza, SEUNE – Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste. Faculdade de Direito. Maceió – AL

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (2010), mestre (2012) e doutor (2016) em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos.  É membro do Grupo de Pesquisa CNPq "Terra,Trabalho, Memória e Migrações", professor da Faculdade Seune e do Centro Universitário CESMAC.

Downloads

Publicado

31/07/2018

Como Citar

VERÇOZA, L. V. de. Trabalho, vagabundagem e anticapitalismo: ensaio sobre a sociologia inconformista de Jack London. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 44, 2018. DOI: 10.52780/res.11006. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11006. Acesso em: 23 abr. 2024.