‘Micro’ e ‘macro’ nas teorias sociais de Parsons e Luhmann: Uma discussão metateórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11474

Palavras-chave:

Metateoria, Micro e macro, Teoria Social, Talcott Parsons, Niklas Luhmann,

Resumo

O artigo busca revisitar a longa controvérsia sobre a distinção micro e macro na teoria social, tomando como foco as obras de Talcott Parsons e Niklas Luhmann. A intenção é a de apresentar argumentos que questionam a interpretação destas duas propostas teóricas como sendo representantes da sociologia exclusivamente no nível macro. Num primeiro momento, apresenta-se uma problematização dos conceitos de micro e macro, entendidos como categorias que ajudam a diferenciar fenômenos segundo a amplitude temporal e espacial. Num segundo momento, expõe-se uma análise das estratégias conceituais empregadas por Parsons e Luhmann para lidar com o problema micro e macro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Leoni Birriel, Universidad de la República – Uruguay. Pro-Rectorado de Gestión Administrativa. Montevideo – Uruguay.

Doutoranda em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora no Núcleo ECOS - PPGSP - CFH - UFSC.

Adan Christian de Freitas, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Trindade – Florianópolis – SC – Brasil. 88040-900

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, PPGSP - CFH - UFSC.

Downloads

Publicado

29/01/2020

Como Citar

LEONI BIRRIEL, M.; FREITAS, A. C. de. ‘Micro’ e ‘macro’ nas teorias sociais de Parsons e Luhmann: Uma discussão metateórica. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 47, 2020. DOI: 10.52780/res.11474. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11474. Acesso em: 26 abr. 2024.