Arqueologia da sociologia econômica: a contribuição de Thorstein Veblen
Palavras-chave:
Sociologia econômica, Institucionalismo, Economia neoclássica, Hábitos,Resumo
Avaliar alguns dos componentes teóricos de Thorstein Veblen (1857- 1929), economista e sociólogo norte-americano, que dizem respeito ao melhor da tradição interdisciplinar da sociologia econômica clássica é o objetivo deste artigo. Aceita convencionalmente como uma das críticas mais originais ao capitalismo, a teoria vebleniana carrega a percepção das relações sociais em termos de instintos, hábitos de vida e pensamento e institucionalização de padrões de conduta, elementos de referência para a compreensão de seu institucionalismo. Assim, o nosso percurso neste texto orientou-se pelas críticas metodológicas do pensador à tradição econômica neoclássica e pela particular interpretação das ciências sociais presente em sua obra, redundando numa aproximação dos universos disciplinares da sociologia e da economia.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.