Telenovela Brasileira e indústria cultural: um breve ensaio sobre o personagem de Reynaldo Gianecchini em Sete Pecados
Palavras-chave:
Teorias da cultura de massa, Indústria cultural, Telenovela brasileira,Resumo
A telenovela, surgida no Brasil em 1951, consagrou-se ao longo do tempo como um dos produtos culturais mais importantes da televisão nacional. Através da análise de um caso escolhido, o personagem “Dante”, interpretado pelo ator Reynaldo Gianecchini, da telenovela da Rede Globo Sete pecados (2007 – 2008), busca-se, com apoio em alguns teóricos da cultura de massa, lançar um olhar crítico sobre este poderoso produto cultural. Antes, porém, com o fi to de oferecer um panorama da teledramaturgia brasileira atual, apresenta-se um breve histórico sobre o surgimento, o desenvolvimento e a narrativa da telenovela.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
PEREIRA, M. F. R. Telenovela Brasileira e indústria cultural: um breve ensaio sobre o personagem de Reynaldo Gianecchini em Sete Pecados. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 13, n. 25, 2008. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/1151. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.