Desenhando o campo da matemática: Aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.12267

Palavras-chave:

Campo da Matemática, Educação, Matemática acadêmica, Formação de Professores

Resumo

A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu e das pesquisas em Educação Matemática apresentamos, nesse artigo, uma interpretação da Matemática enquanto campo: com suas leis, agentes, capitais, disputas, gostos e distinções. Nosso objetivo foi desenhar o campo da matemática, a partir da análise de um Programa de mestrado profissional em matemática em rede nacional (Profmat). Esse programa foi idealizado e implantado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, instituições que, reconhecidas por desenvolver pesquisa de alto nível em matemática, não são reconhecidas no âmbito das pesquisas em formação de professores. A investigação sociológica, realizada mediante a elaboração da noção de campo, permitiu uma compreensão do Profmat como uma estratégia de valorização de uma prática Matemática e uma compreensão da Matemática enquanto um espaço hierarquizado de agentes em disputa pelo direito de definir o que é matemática e quem tem distinção suficiente para defini-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Vilani de Farias, UFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Canguaretama – RN – Brasil. 59190-000

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

29/01/2020

Como Citar

FARIAS, J. V. de; VILELA, D. S. Desenhando o campo da matemática: Aplicação dos conceitos de Pierre Bourdieu na educação matemática. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 47, 2020. DOI: 10.52780/res.12267. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12267. Acesso em: 19 abr. 2024.