Patrimônio imobiliário convertido em herança cultural: a casa como espaço de transmissão do gosto erudito em famílias da elite cultural paulistana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.12353

Palavras-chave:

Elites, Habitação, Gosto erudito, Herança,

Resumo

Este artigo investiga a transmissão da herança cultural entre membros de famílias de elite, cujos pais foram encomendantes de casas de arquitetura de autor, isto é, projetadas por arquitetos reconhecidos e valorizados por sua assinatura. Apoiando-se, prioritariamente, em um conjunto de entrevistas feitas com filhos, procurou-se restituir a dinâmica de aquisição e conservação dos diversos capitais no interior desses grupos. A análise dos casos permite expor a continuidade da transmissão cultural e do gosto artístico a partir da experiência doméstica. Para esses membros de grupos culturalmente privilegiados, que desde a infância tiveram a experiência de habitar em espaços domésticos dotados dos mais prestigiosos bens materiais – livros, obras de arte, mobiliários de design, objetos de coleção, relíquias familiares –, a casa foi espaço constituidor de uma relação cultivada com a cultura. A herança cultural erudita se manifesta nos mais diversos domínios da vida, na hexis corporal e nos valores internalizados, nas práticas culturais e nas escolhas profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Gui Rosatti, USP – Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. São Paulo – SP

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e Ciências Sociais pela mesma instituição. Atualmente desenolve pesquisa de doutorado na FAU-USP, com estágio de pesquisa na ENS (França)

Downloads

Publicado

29/07/2019

Como Citar

ROSATTI, C. G. Patrimônio imobiliário convertido em herança cultural: a casa como espaço de transmissão do gosto erudito em famílias da elite cultural paulistana. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 46, 2019. DOI: 10.52780/res.12353. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12353. Acesso em: 25 abr. 2024.