Vidas Sob o Signo do Encanto: Ethos estético nos ofícios artísticos da Arte do Carnaval Carioca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.12358

Palavras-chave:

Reputação, Arte do Carnaval, Ethos Artístico, Ofícios artísticos, Cultura Estética,

Resumo

Neste artigo importa discutir: no curso da discussão da sociologia da gloria e do reconhecimento, é possível estabelecer correlações entre uma estética tendo por fundamento o impacto das aparências em grandes multidões e um possível ethos atravessando escalas e circuitos de diferentes atividades, mas cuja identidade é fortemente definida pela tônica posta no encanto, na condução recursiva a sentidos orientadores dos emaranhados dos atos?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Silva Farias, UnB - Universidade de Brasília. Departamento de Sociologia. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Pesquisador de Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq. Professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Sociedade e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutor em Sociologia (Unicamp, 2001). Pós-Doutorado em Sociologia (Colégio de México, 2012). Líder do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB). Editor da Revista Arquivos do CMD. Membro do Comitê de Imagem e Som da ANPOCS e do Conselho do Museu Afrodigital do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

29/07/2019

Como Citar

FARIAS, E. S. Vidas Sob o Signo do Encanto: Ethos estético nos ofícios artísticos da Arte do Carnaval Carioca. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 46, 2019. DOI: 10.52780/res.12358. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12358. Acesso em: 25 abr. 2024.