Mito e ideologia: Dinâmicas simbólicas da realidade social

Autores

Palavras-chave:

Mito, Ideologia, Paradoxo da doxa, Poder, Mídia

Resumo

Este ensaio busca refletir sobre a dinâmica paradoxal entre ideologia, mito e doxa em uma sociedade permeada por meios de comunicação de massa. Pondera-se que a reflexão sobre a realidade social nos leva a considerar a multiplicidade de relações e processos pelos quais o corpo de conhecimento estabelecido pelos indivíduos se firma como realidade em contextos sociais específicos, orientando suas práticas cotidianas que se definem como cultura social. Para essa análise, foram buscadas ferramentas interpretativas funcionais nas abordagens das Ciências Sociais pela Teoria Crítica, Estruturalismo e Pós-estruturalismo, na medida em que remetem ao uso de um abstrato e, muitas vezes complexo, sistema teórico para descrever, explicar e analisar o mundo social, revelando o que permanece escondido do senso comum, orientado por representações sociais compartilhadas coletivamente.

Biografia do Autor

Gabriel Papa Ribeiro Esteves, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Araraquara - SP

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura/Bacharelado - UNESP Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara e Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UNESP Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara (2015). Atualmente faz Especialização em História, Cultura e Sociedade (Lato Sensu) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UNESP/FCLAr.

Downloads

Publicado

05/01/2021