Poder público e sindicato: um olhar à privatização das centrais elétricas do Pará
Palavras-chave:
Trabalho, Sindicato, Privatização,Resumo
Este estudo aborda o sindicalismo dos Urbanitários diante do programa brasileiro de privatização. Buscando compreender este processo, discute o contexto neoliberal que implementa as privatizações no Brasil, as falácias que envolvem os números apresentados pelo governo brasileiro em relação aos benefícios provocados aos cofres públicos com a venda de estatais e o papel de estatais estrangeiras na compra de estatais brasileiras para então olhar a resistência do Sindicato dos Urbanitários e as ações do poder público estadual responsáveis pela demissão de trabalhadores para sanear a empresa no processo de privatização das Centrais Elétricas do Pará. A construção do texto foi realizada a partir de levantamento bibliográfico e documental, assim como entrevistas com lideranças sindicais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.