Cientistas Sociais extra-universitários: identidade profissional no mercado da pesquisa

Autores

  • Eugênio Carlos Ferreira Braga UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas/Campinas - SP

Palavras-chave:

Institutos de pesquisa, Sociologia extra-universitária, Identidade profissional,

Resumo

O artigo apresenta parte de uma pesquisa empírica sobre o mercado de pesquisa de opinião no Brasil e destaca alguns elementos sobre esses atores sociais pouco estudados, porém significativos, tanto na inserção profissional para cientistas sociais, quanto em relação ao sistema político e à democracia. A princípio realizou-se um survey com os institutos de pesquisa, com o objetivo de delinear algumas de suas características gerais, focalizando, porém, na estrutura profissional destas empresas. Este survey foi o primeiro passo para uma etapa posterior de entrevistas em profundidade com cientistas sociais que trabalham nessa atividade, em uma investigação sobre identidade profissional e sociologia extra-universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BRAGA, E. C. F. Cientistas Sociais extra-universitários: identidade profissional no mercado da pesquisa. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 14, n. 26, 2009. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/1322. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos