Cientistas Sociais extra-universitários: identidade profissional no mercado da pesquisa
Palavras-chave:
Institutos de pesquisa, Sociologia extra-universitária, Identidade profissional,Resumo
O artigo apresenta parte de uma pesquisa empírica sobre o mercado de pesquisa de opinião no Brasil e destaca alguns elementos sobre esses atores sociais pouco estudados, porém significativos, tanto na inserção profissional para cientistas sociais, quanto em relação ao sistema político e à democracia. A princípio realizou-se um survey com os institutos de pesquisa, com o objetivo de delinear algumas de suas características gerais, focalizando, porém, na estrutura profissional destas empresas. Este survey foi o primeiro passo para uma etapa posterior de entrevistas em profundidade com cientistas sociais que trabalham nessa atividade, em uma investigação sobre identidade profissional e sociologia extra-universitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.