Quase famosas (?): As ariranhas como espécie carismática no turismo

Autores

  • Eveline Teixeira Baptistella UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso. Faculdade de Ciências Sociais, Aplicadas e da Linguagem. Departamento de Jornalismo. Tangará da Serra - MT https://orcid.org/0000-0001-6292-3159

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.14082

Palavras-chave:

Ariranha, Comunicação e cultura contemporânea, Escala sociozoológica, Estudos Animais, Pantanal

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a condição da ariranha (Pteronura brasiliensis) como espécie carismática no turismo do Pantanal Norte-MT a partir da sua representação midiática e da percepção de turistas sobre a espécie. A partir da metodologia de Análise de Conteúdo e de abordagem teórica interdisciplinar, analisamos a representação desses animais em documentários televisivos sobre o Pantanal. Tais evidências foram articuladas com dados obtidos em uma pesquisa de campo, na qual foram utilizadas técnicas etnográficas baseadas no referencial teórico da etnografia multiespécies. Concluímos que as ariranhas são representadas de forma positiva na mídia, mas que ainda se encontram em fragilidade quando se trata de sua participação em atividades turísticas, especialmente diante da possibilidade de conflitos com humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05/01/2021

Como Citar

BAPTISTELLA, E. T. Quase famosas (?): As ariranhas como espécie carismática no turismo. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 25, n. 49, 2021. DOI: 10.52780/res.14082. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/14082. Acesso em: 13 nov. 2024.