Mudanças da propaganda eleitoral e efeitos na competição e participação em eleições municipais brasileiras entre 2008 e 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.14474

Palavras-chave:

Democracia eleitoral, Eleições locais, Comunicação política, Propaganda eleitoral

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de medição da participação e competição nas eleições brasileiras, utilizando o Índice de Democratização de Tatu Vanhanen, para o qual competição e participação são fundamentais para analisar a democracia em uma eleição. São utilizados dados agregados dos resultados das eleições nos municípios brasileiros entre os anos de 2008 e 2016, associados à estrutura de comunicação tradicional (rádio e TV) e digital nas cidades. A hipótese é a de que existe associação entre intensidade de comunicação e participação eleitoral. O objetivo é analisar se a maior ou menor estrutura de comunicação da propaganda eleitoral afeta a participação e competição das eleições, em um período no qual houve mudanças das leis eleitorais e diminuição do espaço de comunicação tradicional. A pergunta que norteia o trabalho é: a visibilidade das eleições causada com a mudanças nas regras eleitorais diminui a democracia eleitoral nesses municípios? Os resultados mostram que há efeitos em direções contrárias.

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Biografia do Autor

Emerson U. Cervi, UFPR – Universidade Federal do Paraná. Departamento de Ciência Política. Curitiba – PR – Brasil.

Doutor em Ciência Política, com estágio pós-doutoral em partidos e eleições na Flacso-es/Univesidad de Salamanca. Professor associado do departamento de Ciência Política da UFPR. Professor permanente do programa de pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) e do programa de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPR.

Daniela Silva Neves, UFPR – Universidade Federal do Paraná. Departamento de Ciência Política. Curitiba – PR – Brasil.

Doutora em Ciência Política pela UFPR, com estágio de Doutorado na Tulane University, é jornalista especializada em Comunicação Política.

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Publicado

21/05/2021

Como Citar

Cervi, E. U., & Neves, D. S. (2021). Mudanças da propaganda eleitoral e efeitos na competição e participação em eleições municipais brasileiras entre 2008 e 2016. Estudos De Sociologia, 26(50). https://doi.org/10.52780/res.14474