Ações sociais e mediação política na periferia

as dinâmicas religiosas da Assembleia de Deus “Ministério Nascer de Novo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.14815

Palavras-chave:

Religião, Mediações políticas, Campos dos Goytacazes, Periferias

Resumo

O presente artigo apresenta as abordagens exploratórias de uma pesquisa sobre religião e mediações políticas presentes em uma periferia de Campos dos Goytacazes, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro. De abordagem qualitativa, e a partir de uma perspectiva etnográfica, o estudo tem por objetivo analisar a forma como uma igreja de periferia consegue sustentar-se e manter o engajamento de seus membros em suas atividades. Além disso, busca compreender como se desenvolve a mediação de uma liderança da Assembleia de Deus “Ministério Nascer de Novo” no processo político eleitoral, no apoio a uma candidatura à vereança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla de Oliveira Pinheiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – (UENF), Macaé – RJ – Brasil.

Pós-doutoranda em Sociologia Política. Doutorado e Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Cidade, Cultura e Conflito (NuC/ LESCE/ UENF). Especialista em Políticas e Gestão de Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo e Senasp/ MJ (UFES/ SENASP). Licenciada Plena e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora de Sociologia no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). Formações Complementares em atuação em EAD e Orientação de TCC.

Downloads

Publicado

22/09/2021

Como Citar

Mesquita, W. A. B., & Pinheiro, A. C. de O. (2021). Ações sociais e mediação política na periferia: as dinâmicas religiosas da Assembleia de Deus “Ministério Nascer de Novo”. Estudos De Sociologia, 26(51). https://doi.org/10.52780/res.14815