Judeus messiânicos em Belo Horizonte
alianças e tensões entre crentes em Yeshua/Jesus
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.15354Palavras-chave:
Judaísmo Messiânico, Evangélicos, Israel, Diante do Trono, IdentidadeResumo
Este artigo tem como intuito analisar a construção de identidades religiosas judias messiânicas em Belo Horizonte-MG, frente a irmãos de fé evangélicos. O Judaísmo Messiânico, movimento religioso polêmico que ganhou força nos EUA no século XX e vem se difundindo globalmente, reconhece Yeshua (Jesus) como o Messias. O caso belo-horizontino é particularmente interessante por abrigar uma comunidade messiânica que se auto- intitula a maior da América Latina, ao mesmo tempo em que sedia igrejas evangélicas de projeção nacional e uma tradicional e profunda herança cultural católica. Como judeus messiânicos, isto é, judeus que creem em Jesus, definem sua identidade em um contexto tão acentuada e tradicionalmente cristão? Como demarcam suas diferenças? Que alianças e tensões estabelecem com outros atores do campo religioso local? Focaremos aqui o relacionamento estabelecido com o Ministério Diante do Trono. Através de análise de conteúdo de websites, vídeos e perfis em redes sociais, será produzido conhecimento sobre a construção de uma identidade religiosa minoritária de visibilidade crescente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.