Estudo de caso acerca da requalificação urbana no Bairro da Paz

Estudo de caso acerca da requalificação urbana no Bairro da Paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v27iesp1.15692

Palavras-chave:

Gentrificação, Cidades, Políticas urbanas, Segregação socioespacial, Bairro da Paz

Resumo

O artigo discute o uso do conceito gentrificação em contextos de valorização do solo em territórios de periferia urbana cujas transformações socioespaciais resultam da influência do poder público, iniciativa privada e complexos processos de especulação imobiliária. As mudanças em muitas destas periferias são também impactadas por lutas de movimentos sociais, que, numa Bahia afrodescendente, manifestam características e dimensões socioculturais singulares. Primeiramente se revisa o termo gentrificação para, a seguir, desenvolver como a presença de agentes gentrificadores na transformação local das cidades brasileiras também ocorre em zonas periféricas, impactando de modo peculiar a vida desses lugares. A partir do estudo de caso de teor etnográfico na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, analisamos os principais impactos de um processo de regulação fundiária em bairro popular sobre este tipo de gentrificação, ilustrando o processo de “aburguesamento” que vem ocorrendo na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Hita, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Professora Titular do Departamento de Sociologia, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS), e o de Estudos Interdisciplinares sobre Mulher, Gênero e Feminismo (PPGNEIM). PQ2-CNPQ no Núcleo de Estudos sobre Corpos, Sensibilidades e Ambientes (ECSAS). Dra. em Ciências Sociais (UNICAMP).

Emilly Mascarenhas Costa, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFBA. Mestre em Ciências Sociais (PPGCS-UFBA).

Publicado

25/04/2022

Como Citar

Hita, M. G., & Costa, E. M. (2022). Estudo de caso acerca da requalificação urbana no Bairro da Paz: Estudo de caso acerca da requalificação urbana no Bairro da Paz. Estudos De Sociologia, 27(esp1), e022004. https://doi.org/10.52780/res.v27iesp1.15692