A nova condição do rap

De cultura de rua à São Paulo Fashion Week

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.v27iesp1.15829

Palavras-chave:

Rap, Nova condição, Legitimação, Emicida, Rap burguer

Resumo

O artigo visa caracterizar a chamada nova condição do rap, categoria que sintetiza as transformações do lugar social e simbólico dessa prática artística no Brasil a partir de 2010. Busco explicitar a expansão dessa música para além de gênero musical. Para tanto, alguns casos empíricos são mobilizados: a estreia da LAB Fantasma na São Paulo Fashion Week em 2016 e a hamburgueria gourmet Rap Burguer. Cada qual a sua maneira demonstra tanto o processo de legitimação social dessa manifestação artística urbana juvenil quanto os sentidos e as novas relações sociais que orientam o rap e os seus agentes na medida em que ele se desloca do seu lugar de enunciação.  

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Biografia do Autor

Daniela Vieira dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR – Brasil

Professora Adjunta de Sociologia no Departamento de Ciências Sociais. Doutora em Sociologia (IFCH/UNICAMP).

Publicado

25/04/2022

Como Citar

Santos, D. V. dos . (2022). A nova condição do rap: De cultura de rua à São Paulo Fashion Week. Estudos De Sociologia, 27(esp1), e022005. https://doi.org/10.52780/res.v27iesp1.15829