Comunicação e inovação tecnológica na sociedade capitalista

Autores

  • Valéria Cruz Brittos UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Porto Alegre - RS

Palavras-chave:

Novas tecnologias de comunicação e informação, Economia política da comunicação, Comunicação e capitalismo, Mídia e cultura, Políticas de comunicação, Teoria da comunicação,

Resumo

A relação das novas tecnologias de comunicação e informação (NTCI) com a configuração capitalista contemporânea é o foco do artigo, que defende serem as primeiras expressões da segunda. Assim, contrapõem-se à idéia de sociedade da informação, que acabou transformando-se numa ideologia, na medida em que sustenta todo um projeto que reveste a tecnologia de dinâmica própria. Ao raciocinar-se que a trajetória percorrida pela invenção até tornar-se inovação passa por sua incorporação pelo mercado, assume-se que os novos equipamentos comunicacionais representam continuidade com as condições capitalistas anteriores, ainda que perifericamente possam se desviados com propósitos sócio-coletivistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/05/2007

Como Citar

Brittos, V. C. (2007). Comunicação e inovação tecnológica na sociedade capitalista. Estudos De Sociologia, 7(13). Recuperado de https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/168

Edição

Seção

Artigos