“Transito pelo terreno”
narrativas sobre depressão no Youtube© (Argentina, 2022-2023)
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v29i1.18980Palavras-chave:
Depressão, Narrativas públicas, Diagnósticos, YouTubeResumo
São analisadas narrativas biográficas de pessoas residentes na Argentina com diagnóstico de depressão, que divulgaram sua condição no YouTube© em 2022-2023. Contribuições teórico-conceituais da sociologia do diagnóstico das narrativas digitais são incluídas para estudar as formas de dar sentido à depressão por usuários e comentaristas do YouTube©. Os resultados incluem o processo de obtenção do diagnóstico, a ressignificação da identidade uma vez estabelecido o diagnóstico nas narrativas de quem conta suas experiências e de quem deixa comentários. Como emergem do estudo, destacam-se as alusões ao suicídio como instância biográfica nas narrativas sobre depressão, e o confronto de narrativas entre vídeos e comentários, em relação ao diagnóstico e possíveis tratamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.