Entre a fábrica e o futuro
a trajetória de uma liderança operária diante das mudanças no trabalho e no sindicalismo
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.v31iesp.1.21356Palavras-chave:
Trabalho industrial, Sindicato dos Metalúrgicos, Indústria automotiva, Movimento sindical, Reestruturação produtivaResumo
O presente relato apresenta trechos de uma entrevista com Wellington Messias Damasceno, realizada em agosto e setembro de 2025 no âmbito do projeto A condição operária revisitada: os trabalhadores da indústria automotiva paulista no início do século XXI. Atual presidente eleito do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wellington reconstrói sua trajetória, marcada pela influência das lutas operárias, pela formação no SENAI da Volkswagen e pela atuação sindical iniciada na juventude. O depoimento articula memória familiar, qualificação profissional e engajamento político, evidenciando transformações no trabalho industrial decorrentes da automação, da robotização e da reorganização produtiva. Também analisa os desafios contemporâneos do sindicalismo diante das mudanças tecnológicas, geracionais e organizacionais, discutindo as dificuldades de mobilização da base trabalhadora. Por fim, reflete sobre o futuro da indústria automotiva, a reestruturação produtiva global e seus impactos nas relações de trabalho e na organização dos trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.
