Percorrendo caminhos que conduzem ao curso técnico: entre incertezas e possibilidades

Autores

  • Ana Maria Freitas Teixeira

Palavras-chave:

Educação profissional, Trabalho, Jovens, Trajetórias ocupacionais, Ensino Médio, Curso técnico,

Resumo

O artigo busca discutir resultados de pesquisa cujo foco está em analisar os nexos entre as mutações no mundo do trabalho e a educação profi ssional, tomando como sujeitos estudantes e egressos de cursos técnicos de nível médio (cursos subseqüentes), oferecidos por uma das unidades da rede federal de educação profi ssional e tecnológica. Trata-se de analisar a narrativa de jovens inseridos em percursos formativos profi ssionalizantes enfocando: signifi cado atribuído à educação, educação profi ssional, na constituição de projetos de futuro; processos de escolha, permanência e abandono de carreiras – expectativas iniciais, valor imputado ao diploma, impactos produzidos nas trajetórias de profi ssionalização/ocupação –; os significados de “ser técnico” e como fazem para “ter um emprego” num cenário em que descontinuidade e incerteza socioprofi ssional parecem se articular com a volátil equação: escolarização, certificação e inserção em redes sociais, culturais e profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/05/2010

Como Citar

TEIXEIRA, A. M. F. Percorrendo caminhos que conduzem ao curso técnico: entre incertezas e possibilidades. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 15, n. 28, 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/2550. Acesso em: 22 nov. 2024.