As implicações das leis de incentivo à cultura sobre o processo de produção dos espetáculos no Theatro Municipal de São Paulo
Palavras-chave:
Políticas culturais, Leis de incentivo, Produção culturalResumo
O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da utilização das leis de incentivo fiscal em favor dos investimentos na área da cultura. Para compreendermos os reflexos dessa forma de financiamento sobre o processo de produção dos espetáculos nos pautaremos na realidade vivenciada pelo Theatro Municipal de São Paulo. Observamos que esse teatro possui uma forma de gerir a cultura que está cada vez mais infl uenciada por princípios da economia de mercado. Apesar de o Estado regular as políticas culturais, esse mecanismo se efetiva por meio do apoio da iniciativa privada, que se dá majoritariamente através das leis de incentivo fiscal. Portanto, buscaremos compreender as consequências dessa política de financiamento para o desenvolvimento das atividades culturais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ALVES, M. A. As implicações das leis de incentivo à cultura sobre o processo de produção dos espetáculos no Theatro Municipal de São Paulo. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 30, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/3894. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.