O United Auto Workers e a economia política do sindicalismo norte-americano
Palavras-chave:
Estados Unidos, Movimento sindical, Indústria automobilísticaResumo
Talvez nenhum sindicato represente tão bem a trajetória do sindicalismo industrial norte-americano ao longo do século XX quanto o United Auto Workers (UAW). Fundado em 1935 no coração da fábrica fordista, tendo participado ativamente da formulação e consolidação da Ordem do New Deal, o UAW vêse, hoje, às voltas com a forte concorrência internacional entre as empresas do ramo automotivo, a redefinição das capacidades regulatórias de Estados Nacionais e dos sindicatos e com as mudanças no mundo do trabalho fabril. Esta apresentação tem por objetivo traçar um panorama histórico da trajetória do UAW, assim como apresentar alguns dos desafios por ele ora enfrentados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LIMONCIC, F. O United Auto Workers e a economia política do sindicalismo norte-americano. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 16, n. 31, 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/4508. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.