Adeus Lênin! De <i>dreamworlds</i>, catástrofes e impérios, agora e então
Palavras-chave:
Ideologia, Transição, Capitalismo, Socialismo, Mudança, Resistência,Resumo
Este artigo trata de um sintoma: o de uma mudança ideológica, uma fratura histórica na produção fantasmática da organização social - a transição de Leste para Oeste. Ao seguir a recomendação de Žižek para “usufruir do sintoma”, exploro minha própria experiência histórica do “Wende” europeu Oriental de “socialismo real existente” para “capitalismo real existente”. Esta exploração é feita através de uma variedade de imagens diferentes, sendo, talvez, o famoso filme Adeus, Lênin! a mais reconhecida, que lida não apenas com as complexidades das transições de regimes políticos e econômicos, mas também das suas implicações na construção de subjetividades. O artigo é concluído com perspectiva afirmativa, enquanto reinvindica que a história não terminou e que fraturas na fantasmática e ideológica produção da sociedade são possíveis ainda hoje.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.