Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e a contextualização do mundo do trabalho

Autores

  • Julio Cesar Torres CUML – Centro Universitário Moura Lacerda/Ribeirão Preto - SP
  • Alessandra David Moreira da Costa CUML – Centro Universitário Moura Lacerda/Ribeirão Preto - SP

Palavras-chave:

Mundo do trabalho, Currículo, Contextualização,

Resumo

O artigo tem como objetivo tecer algumas considerações sobre o debate das metamorfoses no mundo do trabalho e as implicações decorrentes da contextualização como eixo de organização curricular do ensino médio brasileiro. O paradigma contemporâneo, de profundas transformações estruturais no modo de produção, quando a centralidade do trabalho vem sendo questionada, traz a necessidade de repensarmos as bases teóricas que fundamentam a interpretação da vida social. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) é reforçada a noção de que educar é para a vida, com forte ênfase na formação para o mundo produtivo, estimulando a Escola à reflexão e à discussão dos impactos dessas transformações na formação dos jovens.

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Como Citar

TORRES, J. C.; COSTA, A. D. M. da. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e a contextualização do mundo do trabalho. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 12, n. 23, 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/506. Acesso em: 24 dez. 2024.

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Seção

Artigos