O Programa de Justiça Terapêutica do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Juvenile Drug Courts, Justiça Terapêutica, Tribunais para dependentes químicos, Juventude, drogas e infração à lei,Resumo
Ao serem transplantados para o Brasil, dando origem ao Programa de Justiça Terapêutica do Estado do Rio de Janeiro, os tribunais para dependentes químicos norte-americanos, destinados a jovens usuários de drogas envolvidos em crimes de menor potencial ofensivo, sofreram significativas mudanças em seus procedimentos, decorrentes da influência de uma cultura jurídica diferente da que lhes deu origem. O objetivo deste artigo é analisar as práticas verificadas na aplicação desse tipo especial de justiça, bem como a visão que os operadores e os jovens assistidos têm do programa, incluindo suas expectativas quanto à sua eficácia como instrumento de recuperação e ressocialização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LIMA, L. L. da G.; SOUZA DA SILVA, S. O Programa de Justiça Terapêutica do Estado do Rio de Janeiro. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 17, n. 33, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5421. Acesso em: 11 set. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.