Nanotecnologia e riscos: diferentes percepções sobre riscos dos nanotubos de carbono

Autores

  • Tade-Ane Amorim UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina – Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes. Tubarão – SC – Brasil.

Palavras-chave:

Riscos, Nanotubos de carbono, Sociologia da ciência,

Resumo

Neste artigo aponta-se como agências governamentais e iniciativa privada discutem a regulamentação das nanotecnologias, mostrando que diferentes propostas de regulamentação estão relacionadas a diferentes percepções sobre análises de riscos. O trabalho analisa documentos produzidos por agências governamentais, Environmtal Protection Agency – EPA, nos Estados Unidos, Royal Society, no Reino Unido e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação no Brasil e pelas indústrias químicas DuPont e Bayer que discutem regulamentações dos nanotubos de carbono. Apontou-se que, frente aos desafios colocados pela nanotecnologia, cientistas, indústria e políticos apresentam respostas bastante variadas para o enfrentamento de tais desafios. Observou-se que essas diferentes respostas se dão em paralelo, não há uma evolução, mas uma situação complexa se desenha. Verificou-se que há expressivas diferenças na forma como os riscos são percebidos e enfrentados por tais agências e indústrias, e que tais percepções refletem, de modo mais amplo, o entendimento de ciência de tais entidades no momento da publicação do documento analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tade-Ane Amorim, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina – Departamento de Ciências Humanas de Ciências da Educação de Letras e Artes. Tubarão – SC – Brasil.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina. 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767635P5

Downloads

Publicado

14/01/2015

Como Citar

AMORIM, T.-A. Nanotecnologia e riscos: diferentes percepções sobre riscos dos nanotubos de carbono. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 19, n. 37, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5928. Acesso em: 19 abr. 2024.