Pesquisa com líderes religiosos: questões éticas e metodológicas

Autores

  • Maria das Dores Campos Machado UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Serviço Social – Campus da Praia Vermelha. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Palavras-chave:

Pesquisa, Metodologia, Liderança,

Resumo

Este artigo analisa o percurso metodológico de duas pesquisas qualitativas que tinham o propósito de conhecer percepções e atitudes de lideranças religiosas sobre uma série de problemáticas contemporâneas. Envolvendo sujeitos sociais de diferentes tradições e grupos no interior de uma mesma religião, essas investigações apresentaram várias dificuldades e exigiram grande criatividade dos pesquisadores para encontrar soluções que não comprometessem a compreensão do fenômeno estudado. Dividido em quatro seções, inicio com uma breve introdução sobre o estágio atual das pesquisas comparativas na área da religião e na segunda seção examino a experiência de uma pesquisa sobre as opiniões e iniciativas de líderes religiosos sobre as múltiplas sexualidades. Na terceira seção, discuto a metodologia e os desafios enfrentados em uma pesquisa com líderes pentecostais sobre questões socioeconômicas, culturais e políticas. Finalizo o texto com algumas considerações sobre a complexidade das pesquisas com personalidades públicas na subárea da sociologia da religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Machado, M. das D. C. (2013). Pesquisa com líderes religiosos: questões éticas e metodológicas. Estudos De Sociologia, 18(34). Recuperado de https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5972