Um território livre para os transgênicos: uma análise do conflito envolvendo a liberação da soja RR no Sul do Brasil

Autores

  • Cristiano Luis Lenzi USP – Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. São Paulo – SP – Brasil. 03828-000

Palavras-chave:

Conflito ambiental, Transgênicos, Soja RR, Reforma agrária,

Resumo

O trabalho busca examinar o conflito que se desenvolveu no Sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, após a liberação comercial da soja Roundup Ready (RR) ao final da década de 90. Para isso, o trabalho toma para análise os confrontos ocorridos entre fazendeiros, pequenos agricultores e os distintos níveis de governo (estadual e federal). Busca-se mostrar que, mais do que questões envolvendo a segurança ambiental, o conflito transgênico ocorrido nesse período esteve diretamente associado com questões ligadas à reforma agrária na região. O texto se utiliza de trabalhos acadêmicos e declarações feitas pelos atores políticos para examinar o conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LENZI, C. L. Um território livre para os transgênicos: uma análise do conflito envolvendo a liberação da soja RR no Sul do Brasil. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 18, n. 35, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6461. Acesso em: 28 mar. 2024.