Narrativas sobre o Programa Bolsa Família em Florianópolis

Autores

  • Mara Coelho de Souza Lago UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Instituto de Estudos de Gênero. Florianópolis – SC – Brasil.
  • Rosana de Carvalho Martinelli Freitas UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Florianópolis – SC – Brasil.
  • Elizabeth Farias da Silva UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Departamento de Ciências Sociais. Florianópolis – SC – Brasil.

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família, Estratégias, Significado, Florianópolis,

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada por uma equipe multidisciplinar constituída por professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. Tendo como sujeitos mulheres e homens atendidas/os pelo Programa Bolsa Família (PBF), assim como gestoras do Programa, e utilizando metodologia qualitativa, a pesquisa compõe investigação realizada pela Rede de Estudos Internacionais (SNIS) coordenada pelo Prof. François-Xavier Mérrien da qual, no âmbito nacional, participaram pesquisadoras/es selecionadas/os pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Realizada em quatro bairros da cidade de Florianópolis, este recorte da pesquisa teve como objetivo discutir o significado atribuído ao PBF por seus/uas beneficiárias/os. Os resultados apontam para a aprovação e a importância da inclusão das/os entrevistadas/os no PBF, mas ressaltam particularidades locais que merecem ser consideradas num programa dessa magnitude.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Coelho de Souza Lago, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Instituto de Estudos de Gênero. Florianópolis – SC – Brasil.

Doutora em Psicologia da Educação pela UNICAMP-SP, é Professora Emérita da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando como professora voluntária nos quadros de docentes permanentes do Programa de Pós Graduação em Psicologia e do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.  Participa da coordenação do Instituto de Estudos de Gênero - IEG/UFSC. Participa da coordenação editorial da Revista Estudos Feministas.  Tem como interesses de pesquisa as questões de gênero, gerações, subjetividades, processos de trabalho e urbanização.

Rosana de Carvalho Martinelli Freitas, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Florianópolis – SC – Brasil.

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina,   foi professora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora aposentada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde agosto de 2014 é professora visitante junto ao Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências HumansTem como interesses de pesquisa a produção e a reprodução da desigualdade e pobreza e as formas para o seu enfrentamento;pobreza e desastres socioambientais.

 

Elizabeth Farias da Silva, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Departamento de Ciências Sociais. Florianópolis – SC – Brasil.

Doutora em Sociologia Política pela Universidade de São Paulo (USP) É professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem interesses de pesquisa nos temas de política e sociologia da educação.

 

s=Mso � a � *���rgin-bottom:0cm;margin-bottom:.0001pt;text-align: justify;line-height:normal'> 

 

Downloads

Publicado

14/01/2015

Como Citar

LAGO, M. C. de S.; FREITAS, R. de C. M.; SILVA, E. F. da. Narrativas sobre o Programa Bolsa Família em Florianópolis. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 19, n. 37, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7258. Acesso em: 28 mar. 2024.