Memórias que revelam a história de um bairro industrial na cidade de São Paulo

Autores

  • Regina Soares de Oliveira UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Jorge Amado. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Itabuna – BA – Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4210-875X

Palavras-chave:

Memória, História, Urbanização, São Paulo,

Resumo

A história do espaço urbano não é contada, normalmente, pela ótica popular, relegando ao segundo plano as vivências, práticas e percepções desse segmento sobre o espaço. Por meio da experiência de duas lideranças residentes em uma vila operária, construída por um empresário da indústria têxtil em 1917 e em um conjunto habitacional edificado em sistema de mutirão durante a década de 1990, ambas no centro expandido da cidade de São Paulo, buscou-se apreender a teia em que se entrelaça a memória do espaço urbano com a memória individual, bem como as estratégias empreendidas pelos indivíduos para, em meio a processos de apagamento da memória, assegurar a preservação de marcos da sua história pessoal e dos grupos aos quais estão ligados, ao mesmo tempo, em asseguravam a preservação da história e memória do bairro e da própria cidade.

Biografia do Autor

Regina Soares de Oliveira, UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia - Campus Jorge Amado. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Itabuna – BA – Brasil.

Mestre e Doutora pelo Departamento de História, IFSCH/UNicamp na área de Política, Cidade e Memória

Downloads

Publicado

19/01/2016