Conservadorismo coroado: movimentos monarquistas no Brasil atual
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.9113Palavras-chave:
Movimentos Monarquistas, Casa Imperial Brasileira, Conservadorismo,Resumo
Partindo de um mapeamento dos grupos “restauracionistas” que atuaram entre o final do século XIX e a metade do século XX, o artigo posteriormente volta-se à análise dos posicionamentos da atual Casa Imperial Brasileira e de movimentos que a apoiam no tempo presente. Para tanto, vale-se especialmente de materiais disponíveis em portais monarquistas na internet e de entrevista realizada com um militante. A pesquisa sugere que os atuais grupos monarquistas tentam instrumentalizar a crise política instalada no Brasil da segunda década do século XXI, somando-se a movimentos conservadores mais amplos que se espalham pela sociedade. Além da restauração e da denúncia da instabilidade que seria inerente à República, os monarquistas de hoje centram seus discursos na oposição às esquerdas e na valorização dos princípios cristãos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12/09/2017
Como Citar
QUADROS, M. P. R. Conservadorismo coroado: movimentos monarquistas no Brasil atual. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 22, n. 42, 2017. DOI: 10.52780/res.9113. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/9113. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.