Frutos da Colônia Penedo: uma identidade finlandesa nos trópicos

Auteur/ices

Mots-clés :

Imigração, Utopia, Identidade, Finlandeses,

Résumé

O artigo analisa as trajetórias de vida dos imigrantes finlandeses estabelecidos em Penedo, no Rio de Janeiro quando ali fundou-se uma colônia utópica, na primeira metade do século XX. Através do olhar sobre suas trajetórias e discursos, pretendeu-se problematizar a configuração de uma identidade finlandesa nos trópicos, tanto durante como após a dissolução do projeto coletivo de colonização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Lila Almendra Praça de Carvalho, UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Rio de Janeiro – RJ
    Graduada em Comunicação Social/Cinema e Video pela UFF; Mestra de Ciências Sociais em Desenvolvimento, agricultura e Sociedade, pelo CPDA/UFRRJ.

Téléchargements

Publiée

30/06/2016

Comment citer

Frutos da Colônia Penedo: uma identidade finlandesa nos trópicos. Estudos de Sociologia, v. 21, n. 40, 30 juin2016.