Sobre a Revista

Missão: A Revista Estudos de Sociologia, classificada como B1 na última avaliação Capes, busca publicar artigos nacionais e internacionais na área da Sociologia e afins, buscando contribuir para o debate disciplinar e interdisciplinar das questões sociais clássicas e contemporâneas.

Anúncios

Prorrogação - Chamada para artigos - v. 28, n.53 (2023)

31/08/2022

A Revista Estudos de Sociologia está recebendo artigos para compor a edição v. 28, n. 53, com publicação prevista para o primeiro semestre de 2023.

A chamada é para trabalhos que comporão o Dossiê que será intitulado “Fake News, negacionismo e pós-verdade”, com organização de Antonio Ianni Segatto (UNESP). O novo prazo para submissão de trabalhos visando esta temática vai até 31 de outubro de 2022

O dossiê reunirá contribuições sobre três fenômenos contemporâneos inter-relacionados: Fake News, negacionismo e pós-verdade. Como se sabe, as Fake News (ou notícias falsas) tiveram ampla disseminação nos últimos anos impulsionada por eventos políticos como o Brexit e a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos em 2016. No Brasil, a disseminação das Fake News também foi relevante ao longo do processo eleitoral de 2018. Desde então, as Fake News, disseminadas através das mídias digitais, têm alterado os mecanismos de participação política e a dinâmica da esfera pública. Igualmente relevante é o fenômeno do negacionismo, que possui diferentes facetas (negacionismo histórico, negacionismo climático, negacionismo científico, etc.) e se caracteriza pelo descrédito e pela recusa de verdades que pareciam inquestionáveis. A isso se soma o aparecimento da chamada pós-verdade, que para alguns caracteriza uma nova era. A expressão “pós-verdade” foi eleita pelo Dicionário Oxford como a palavra do ano de 2016 e caracteriza as “circunstâncias em que fatos objetivos têm menos influência na formação da opinião pública do que o apelo à emoção ou à crença pessoal”. Convidamos pesquisadores a submeterem suas contribuições a este dossiê da revista Estudos de Sociologia, a fim de refletir sobre os fenômenos mencionados mobilizando perspectivas teóricas das diferentes áreas das ciências sociais e humanas. 

Saiba mais sobre Prorrogação - Chamada para artigos - v. 28, n.53 (2023)

Edição Atual

(2022), v. 27, jan./dez. - Publicação Contínua
Ver Todas as Edições