Quando o ‘eu’ se transforma em ‘nós’: uma análise do processo de formação das FARC
Palavras-chave:
Poder, Dominação, Resistência, Movimento revolucionário, FARC,Resumo
Partindo de um diálogo multidisciplinar e apoiando-se nos subsídios teórico/metodológicos oferecidos pela Sociologia, este artigo pretende analisar o processo de mudança de um grupo de autodefesa camponesa em um grupo guerrilheiro. Apoiado em fontes da historiografia colombiana, o autor descreve as demandas sociais que possibilitaram o desenho dos códigos disciplinares de ordem militar e do projeto político que definem os traços caraterísticos desse grupo. Da mesma forma, o leitor poderá notar que o movimento guerrilheiro colombiano Forças Armadas Revolucionárias Colombiana – FARC é o resultado de um processo de tessitura histórica onde, de maneira conflituosa, se entrecruzam dimensões políticas, econômicas, comunitárias e militares com sonhos, utopias e aspirações de indivíduos singulares.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
30/06/2016
Edição
Seção
Dossiê
Licença

À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.
Como Citar
Quando o ‘eu’ se transforma em ‘nós’: uma análise do processo de formação das FARC. Estudos de Sociologia, v. 21, n. 40, 30 jun.2016.
