Pedagogia e Ciências Sociais: a discussão brasileira em três tempos

Autores/as

  • Laélia Portela Moreira

Palabras clave:

Pedagogia, Ciências da Educação, Ciências Sociais,

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar a discussão sobre o estatuto da Pedagogia como área do conhecimento, focalizando as diversas propostas de defi nição do campo apresentadas por autores brasileiros nas últimas décadas. Examinaremos inicialmente a noção de educação como arte científi ca, apresentada por Anísio Teixeira, na década de 1950, no âmbito do projeto global do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais; em seguida, analisaremos o avanço das ciências da educação a partir do declínio do especifi camente pedagógico, como consequência da penetração da teoria crítica no campo educacional brasileiro e, por último, a tentativa de redefi nição do campo pedagógico e delimitação de seu objeto a partir dos anos 1990.

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Publicado

06/05/2010

Cómo citar

MOREIRA, L. P. Pedagogia e Ciências Sociais: a discussão brasileira em três tempos. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 15, n. 28, 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/2552. Acesso em: 26 nov. 2024.