Super-heróis manifestantes? Simbolismos da cultura pop performatizados em movimentos sociais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.12873

Mots-clés :

Novíssimos movimentos sociais, Moral, Performance, Cultura pop, Identidade

Résumé

As manifestações populares dos últimos anos foram marcadas não apenas pela multiplicidade de demandas, pela moralidade das ideias e pela influência das redes sociais na mobilização de um grande número de pessoas elas também trouxeram um novo perfil de jovens manifestantes que utilizam estratégias lúdicas de humor e performances culturais que afirmam sua identidade pessoal em meio a sua atuação política. O presente estudo pretende analisar a influência da chamada cultura pop nas formações identitárias e morais desses jovens, bem como demonstrar que suas performances não são aleatórias, mas sim carregadas de simbolismos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Aline Castro, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS

É bacharel em Administração e Comunicação Social - Relações Públicas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente cursa Doutorado em Administração pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, gestão pública, responsabilidade socioambiental, identidade e imagem organizacional, marketing, gestão estratégica, internacionalização de empresas e comunicação organizacional. Foi professora temporária do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, ministrando disciplinas nas áreas de Administração Geral, Administração de Marketing e Gestão de Pessoas. Atualmente é servidora técnico administrativa de nível superior da Universidade Federal de Santa Maria, no cargo de Administradora, alocada no Setor de Editais e Contratos do Departamento de Material e Patrimônio.

Téléchargements

Publiée

05/01/2021

Comment citer

CASTRO, A. .; PINHEIRO-MACHADO, R. . Super-heróis manifestantes? Simbolismos da cultura pop performatizados em movimentos sociais. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 25, n. 49, 2021. DOI: 10.52780/res.12873. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12873. Acesso em: 25 nov. 2024.