Sociologia e projeto de vida como expressões de contradições
disputas sobre os currículos, concepções de escola e juventudes
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.v29iesp1.19386Mots-clés :
Sociologia, Projeto de Vida, Currículo, Reformas educacionaisRésumé
Este artigo tem como objetivo mostrar que as disciplinas de Sociologia e Projeto de Vida, presentes no Currículo Paulista da Etapa do Ensino Médio, expressam disputas entre grupos sociais acerca de diferentes modelos de escola e educação, e como estes conflitos são refletidos em mobilizações estudantis. Assim, a partir de levantamento bibliográfico, este trabalho retoma estudos que analisam historicamente a construção dos currículos e das reformas curriculares, relacionando-os aos contextos políticos e sociais. Desta forma, o texto apresenta como, especialmente a partir dos anos 1980, a Sociologia esteve ligada às mobilizações democráticas de movimentos sociais no processo de superação do modelo de escola (e sociedade) defendido pelos governos militares; e como o Projeto de Vida se destaca como componente essencial na formação dos sujeitos na escola do neoliberalismo, cujo conteúdo foi originado pela intervenção de instituições do capital privado na elaboração e implementação das políticas públicas educacionais. Porém, este processo não tem ocorrido sem contradições, que têm na juventude um sujeito determinante.
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