Polícia e direitos na visão dos moradores de duas favelas do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Favelas, Demandas por cidadania, Violência Policial, Percepções sobre direitos,Resumo
Este artigo apresenta a visão dos moradores das favelas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho sobre as instituições policiais e seus agentes. Atentar para as percepções que os moradores de favelas produzem sobre as instituições policiais, tal como entendo, é relevante porque permite compreender quais são suas demandas e queixas, contribuindo, desta forma, caso houvesse interesse do Poder Público, para aperfeiçoar a prestação de serviço a esta parcela da população. As narrativas, ao mesmo tempo em que apresentam diversas queixas em relação aos policiais, revelam conceitos de cidadania baseados em categorias locais que valorizam o status de contribuinte e a distinção entre pessoa de bem e movimento. Através destas categorias os moradores falam de suas expectativas sobre o desejo de mudança das relações com a polícia e demandas por respeito e reconhecimento dos seus direitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CARDOSO, M. Polícia e direitos na visão dos moradores de duas favelas do Rio de Janeiro. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 17, n. 33, 2012. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/5426. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.