Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto utilza o template/modelo da Revista Estudos de Sociologia, segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL

Revista Estudos de Sociologia (RES) possui periodicidade semestral e aceita artigos e dossiês inéditos nos campos da Sociologia, Política, Antropologia, ou no campo interdisciplinar das Ciências Sociais, que não estejam sendo apresentados simultaneamente em outro periódico. Ao enviar seu trabalho para a Estudos de Sociologia, o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais para eventual publicação do artigo.

RES opera com chamadas temáticas divulgadas pelo Conselho de Redação (CR) em sua versão online, (https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos). São realizadas de duas até três chamadas por ano simultaneamente com prazos de expiração diferenciados.

A RES aceita artigos redigidos em português, espanhol, francês ou inglês. Caso o artigo  seja aceito para publicação, os textos em inglês e em francês serão traduzidos para o português, desde que sejam originais, ou apresentem autorização de publicação. O CR se reserva o direito de aceitar ou não a proposta para tradução, conforme o tema, a pertinência de sua publicação.

É exigida a titulação mínima de Mestre aos autores e coautores de trabalhos submetidos para a RES. Os autores que pretenderem publicar artigos com regularidade na RES devem aguardar três números consecutivos para tanto.

A RES não realiza cobrança de nenhuma taxa ou contribuição financeira em razão de submissão de artigos ou de seu processamento.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

A publicação dos artigos recebidos está condicionada à aprovação dos pareceristas ad hoc, ou ao cumprimento de suas sugestões. São considerados: originalidade, consistência teórica, clareza na exposição e contribuição científica do artigo. O prazo solicitado aos pareceristas para a emissão de sua avaliação é de três semanas. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, assim como os nomes dos autores, que receberão os pareceres com as avaliações, sugestões, ou recusa. Os autores serão informados pelo CR da decisão final sobre os textos aceitos, ou recusados para publicação.

O artigo será aprovado ou recusado pelo CR desde que atenda as devidas alterações indicadas pelos pareceristas. O tempo médio entre a submissão, a emissão dos pareceres e a aprovação ou recusa final do artigo pelo Conselho de Redação varia de 3 a 6 meses a partir da data de encerramento da chamada.

Após aprovados os artigos passam por uma minuciosa revisão gramatical realizada por profissionais da área e caso necessário, os autores são consultados para esclarecimento. Isto feito, os artigos seguem para o Laboratório Editorial da FCL/Ar/UNESP que faz a revisão bibliográfica. Nesta etapa os autores são consultados para fazer correções, ou preencher lacunas das referências.

O CR se reserva o direito de publicar ou não trabalhos enviados à redação, no que diz respeito aos itens acima citados e à adequação ao perfil da RES, à temática de cada edição, ao conteúdo e à qualidade das contribuições.

 

GARANTINDO AVALIAÇÃO POR PARES CEGA

Para garantir o sigilo da identidade dos autores os artigos não devem conter os nomes dos autores, instituição de afiliação ou qualquer outra informação que possa identificá-los. Também devem ser removidas as informações pessoais das Propriedades do arquivo submetido (tutorial para Microsoft Word: <http://goo.gl/6EWAmt>).

As informações dos autores deverão ser preenchidas somente nos campos específicos, durante o processo de submissão online (Passo 3. Metadados da submissão), as quais são de acesso exclusivo aos editores da revista.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS

Os textos devem ser enviados através do site da revista <https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos>, onde são explicados todos os passos para submissão dos artigos, clicando em SUBMISSÕES ON LINE, no menu superior da página.

É obrigatória a apresentação do ORCID ID nos metadados da submissão para todos/as os/as autores/as e coautores/as dos artigos. Para mais informações sobre o ORCID, acesse https://orcid.org/.

É altamente recomendado que os trabalhos submetidos tenham passado previamente por revisão de texto profissional, de modo a eliminar eventuais erros de digitação, ortografia e/ou gramática. A submissão de trabalhos claramente não revisados que contenham erros dessa natureza poderá ser desclassificada sem avaliação de seu mérito.

Autoria e Coautoria

É exigida a titulação mínima de mestre para autores e coautores de trabalhos submetidos para avaliação da RES. A referida titulação de autores e coautores deve ser passível de comprovação via Plataforma Lattes e/ou apresentação de documento comprobatório, caso seja solicitado pela editora da RES.

Cada trabalho submetido poderá ter no máximo três autores.

Submissões em desacordo com as normas de Autoria e Coautoria serão automaticamente desclassificados e não terão seu mérito avaliado.

Formatação

Usar o template/modelo da Revista Estudos de Sociologia, o(s) autor(es) devem fazer o download, o links está disponível no menu da Revista: Baixar Arquivo.

Todos os trabalhos devem ser digitados em Microsoft Word, ou programa compatível (o arquivo deve ser salvo com a extensão “doc”), fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações diretas com mais de três linhas e das notas de rodapé), espaço 1,5 entre linhas e parágrafos (exceto para citações diretas com mais de três linhas). As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.

Dimensão

Os ARTIGOS deverão ter até 55.000 caracteres com espaços, incluindo título e resumo (com no máximo 150 palavras), palavras-chave (no máximo 5), em português, inglês e espanhol, notas de rodapé e bibliografia.

Organização

A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência:

• TÍTULO (centralizado, em caixa alta); RESUMO (no máximo 150 palavras); PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras, uma linha abaixo do resumo), escritas no idioma do artigo; 

• TEXTO do artigo;

• TÍTULO EM INGLÊS (centralizado, em caixa alta); RESUMO e PALAVRAS-CHAVE EM INGLÊS (versão para o inglês do Resumo e das Palavras-chave, exceto para os textos escritos em inglês.

• TÍTULO EM ESPANHOL (centralizado, em caixa alta); RESUMO e PALAVRAS-CHAVE EM ESPANHOL (versão para o espanhol do Resumo e das Palavras-chave, exceto para os textos escritos em espanhol.

• AGRADECIMENTOS (se houver);

• REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto).

Recursos tipográficos

O recurso tipográfico Negrito deve ser utilizado para ênfases ou destaques no texto, enquanto o recurso Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeira e para títulos de obras citados no corpo do texto. As “aspas” devem ser utilizadas somente nas citações de frases de outros autores extraídas de artigos, livros, ou outras fontes, conforme as regras de citações dentro do texto, descritas a seguir. Recomenda-se que o recurso negrito seja usado com parcimônia.

Notas de Rodapé

As notas de rodapé devem conter somente informações substantivas, utilizando-se os recursos do Microsoft Word, em corpo 10, não devem ultrapassar três linhas.

Citações dentro do texto

Nas citações diretas feitas dentro do texto, de até três linhas, e entre aspas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo SOBRENOME, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação e página (SILVA, 2000, p. 12). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "Silva (2000) assinala...". Nas citações diretas, é necessária a especificação da(s) página(s) que deverá(ão) seguir a data, separada por vírgula e precedida do número da página. com p. (SILVA, 2000, p.100). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (SILVA, 2000a).

Quando a obra tiver dois ou três autores, todos devem ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); e quando houver mais de 3 autores, convém indicar todos. No entanto, permite-se que se indique apenas o primeiro seguido da expressão “et al.”  (SILVA et al., 2000).

Citações destacadas do texto

As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem aspas (NBR 10520 da ABNT, de agosto de 2002).

REFERÊNCIAS

Todas as referências que foram citadas no texto serão indicadas de forma completa ao final do artigo, em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, alinhadas à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço 1,5 cm entrelinhas. Não colocar asterisco, traço, ponto ou qualquer marca no início da referência. Exemplos:

Livros: SOBRENOME do autor, Nome. Título da obra (negrito): subtítulo. Número da edição (se não for a primeira). Local de Publicação: Editora, ano de publicação. [IANNI, Otávio. Raças e classes sociais no Brasil. São Paulo: Brasilense, 2004.]

Capítulos de livros: SOBRENOME do autor, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, Ano de publicação. Número e/ou volume, página inicial-final do capítulo. [ALEXANDER, Jeffrey C. A Importância dos clássicos. In: GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (org.). Teoria social hoje. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999. p.23-89.]

Artigos em periódicos:  SOBRENOME do autor do artigo, Nome. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade de publicação, volume, número, página inicial – final do artigo, ano de publicação. [ZALUAR, Alba. Agressão física e gênero na cidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, n.71, v.24, p.9-24, out. 2009.]

Dissertações e teses: SOBRENOME do autor, Nome. Título da tese: subtítulo. Orientador: Nome Sobrenome. Ano de defesa. número de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Dissertação (Mestrado), Tese (Doutorado) – Instituto ou Faculdade, Nome da instituição por extenso, Cidade, Ano. [VAZ, Antonio Carlos. Violência contra as mulheres: estudo com adolescentes no município de Guarulhos. Orientadora: Lucila Scavone. 2012. 262f. Tese (Doutorado em Sociologia.) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2012.]

Artigos em jornais/revistas:  SOBRENOME do autor do artigo, Nome. Título do artigo. Nome do jornal, Cidade de publicação, data de publicação (dia mês abreviado e ano). Caderno, páginas inicial – final do artigo, ano de publicação. [PIRES, P. A. Vidas Paralelas: reflexos nos espelhos de Sontag e Barthes. Folha de S. Paulo, 13 maio 2012. Ilustríssima, p. 4-5.]

Entrevistas: SOBRENOME do entrevistado, Nome. Título da entrevista. Entrevistador: Nome do entrevistador na ordem direta. Nome do jornal/revista, Local de publicação, página onde aparece a entrevista, dia mês abreviado e ano da publicação. [ALENCASTRO, L. F. O observador do Brasil no Atlântico Sul. Entrevistadora: Mariluce Moura. Revista da FAPESP, São Paulo, p.10-17, out. 2011.]

Eventos: SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número de ordem do evento seguido de ponto, ano da realização, Cidade. Nome da publicação dos trabalhos. Local da publicação: Editora, ano da publicação. páginas inicial – final do artigo [BRUSCHINI, C.; RIDENTI, S. Trabalho domiciliar: uma tarefa para toda a família. In: SIMPÓSIO DE ECONOMIA FAMILIAR, 1., 1996, Viçosa. Anais [...] Viçosa: Ed. UFV, 1996. p.7-14.]

Publicação on-line: SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo/matéria. Nome do site, Local da publicação, dia mês abreviado e ano da publicação. Disponível em: endereço eletrônico completo para acesso ao artigo/matéria. Acesso em: dia mês abreviado e ano do acesso. [TAVES, R. F. Ministério cota pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 abr. 1998. Disponível em: http://www.oglobo.com.br/reportagem. Acesso em: 19 abr. 1998.] 

A revista Estudos de Sociologia adota as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas  (ABNT) <http://www.abnt.org.br> que devem ser consultadas caso não seja encontrado no presente modelo o exemplo necessário.

Política de Privacidade

Creative Commons License
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.

Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.

A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.