Dossiê: Implementação de Políticas Educacionais no contexto ibero americano

24/11/2021

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação – RIAEE, convida a todos(os) submeter suas pesquisas para o dossiê. 

Organizadores:

Prof. Dr. Breynner Ricardo de Oliveira (UFOP)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8368917322952740
(breynner@ufop.edu.br)
Profa. Dra. Ana Cristina Prado de Oliveira (UNIRIO)
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8830055614678052
(ana.prado.oliveira@gmail.com)

 

Submissão: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

Prazo de submissão: 28/03/2022

Prazo de publicação: até 30/12/2022

A submissão deverá ocorrer via plataforma: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index

 

Ao submeter pela plataforma da revista, o(s) autor(es) concordam com as Normas e Diretrizes da RIAEE. Nos comentários ao Editor – Descrever o nome do Dossiê.

 

Ementa:

O dossiê pretende reunir artigos de diferentes contextos sobre a implementação de políticas educacionais. Aproximando-se do campo da Ciência Política, os estudos sobre as políticas educacionais tendem a considerar as demais dimensões das políticas (agenda, formulação e avaliação) do que a implementação. 

É importante destacar que, ainda que se considere isoladamente as fases do ciclo clássico das políticas públicas para fins metodológicos e conceituais, partimos de uma compreensão sistêmica que considera a necessária análise da articulação entre estas dimensões. Compreendemos que os estudos sobre a implementação de políticas educacionais devem considerar as trajetórias que as políticas constroem ao longo do seu processo de implementação, a partir da sua formulação. Assim, o entrelaçamento entre a formulação, a implementação e a avaliação é fundamental para que, conforme Arretche (2001), as “avaliações sejam menos ingênuas”.

A proposição, realização e divulgação de pesquisas sobre a implementação de políticas educacionais se justifica porque as pesquisas e a literatura ainda enfocam o tema da política (educação especial, ampliação da jornada escolar, alterações curriculares, etc) ou outras questões associadas a elas. No campo da educação, ainda há pouca produção voltada para a análise dos processos da implementação da política e/ou programas e suas dinâmicas. É nessa direção que esse Dossiê pretende avançar, razão pela qual convidamos os/as colegas ibero-americanos a submeterem artigos sobre a implementação de políticas educacionais em diferentes contextos e a partir de distintos referenciais teóricos e metodológicos.

O Dossiê pretende estabelecer uma interlocução entre os campos da Ciência Política, da Administração Pública e da Educação e acolherá manuscritos que discutam/analisem/avaliem a(s) seguinte(s) temática(s): as trajetórias, os contextos, os arranjos institucionais, as capacidades estatais, as práticas e as estratégias associadas a provisão dos bens e serviços, a atuação dos burocratas e das burocracias em suas diversas instâncias, os efeitos da implementação, além de outras dimensões que dialoguem com a implementação de políticas educacionais.            

Os artigos podem ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol e, sendo aceitos, serão publicados nos três idiomas seguindo a política da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação - RIAEE. Os manuscritos devem seguir as instruções para autores, disponíveis no sítio da Revista. O prazo final para a submissão é 28 de março de 2022.

 

Normas e diretrizes de submissão:

Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/about/submissions

 

Aos autores(as) - Normas atualizadas

Informações adicionais - atualizadas: Todos devem ter link do ORCID; artigos com no máximo 18 laudas, sem as referências – resumo com 150 palavras com formatação estruturada sem tópicos – título com até 18 palavras; constar em cada artigo questões de ética da pesquisa bem como o percurso metodológico; artigos que possuam imagens devem possuir cessão de direitos de uso de imagem; validação pelo CEP – Comitê de Ética; Utilizar referências atuais, sendo no mínimo 50% dos últimos 5 anos, do ano a ser publicado o dossiê/artigos; Os custos de tradução (português-espanhol-inglês),  elaborados e revisados pela equipe da RIAEE serão por conta dos autores a serem pagos à equipe homologada da revista, tendo como gestão a revista e a Editora Ibero-Americana de Educação. Os artigos aceitos, serão enviados aos autores as orientações para o pagamento das custas. Os autores deverão submeter o comprovante via e-mail com os dados (nome completo, CPF, endereço com CEP, dados de financiamento de pesquisa etc) para emissão e nota fiscal com os dados

 

Contato Editor Adjunto Executivo: anderson.cruz@unesp.br

Contato com os organizadores: dossie.implementacao.ibero@gmail.com