Novos artigos publicados - (2023) v. 18, Publicação Contínua - RIAEE (13/12/23 a 27/12/2023)
Semanalmente, novos artigos são publicados na Publicação Contínua. A RIAEE tem um compromisso ético e respeitoso para com nossos autores. Dentro das políticas editoriais, seguimos o Código de Conduta Editorial (COPE) e várias outras diretrizes éticas. Nosso compromisso é com a ciência, com a sociedade, com os autores e todo público científico. Nossos artigos são analisados no Turnitin, seguem as avaliações por pares e, atualmente, o formato multimidia foi implementado, acompanhando e apoiando os materiais publicados. Ou seja, vídeos dos autores introduzindo o conteúdo abordado durante a pesquisa e no artigo estão disponíveis para acesso.
Se increvam no Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC8FQdJNgDjhE3MeFyUjmtQQ - Acompanhem os vídeos acerca dos artigos!
Artigos publicados:
DJU, A. O.; FUCUHARA, L. R. dos S. R.; MURARO, D. N. A outredade e a liberdade em Paulo Freire à luz do contexto brasileiro. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023131, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16872. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16872. Acesso em: 13 dez. 2023.
SILVA, J. F. da; CARVALHO , M. E. P. de; MIRANDA, J. dos R. Gênero e diversidade na escola e sua interface na formação de professores/as: A experiência do GDE/UFPB. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023127, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16681. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16681. Acesso em: 12 dez. 2023.
COSTA, N. F.; NOGUEIRA, S. C. C. Nem protagonismo e nem autonomia: A implementação do Novo Ensino Médio no Amazonas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023128, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16724. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16724. Acesso em: 12 dez. 2023.
MENDONÇA, L. D.; RODRIGUES, O. M. P. R.; CAPELLINI, V. L. M. F. Perfil de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023129, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16830. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16830. Acesso em: 12 dez. 2023.
CARA, G. R. B. de; CRUZ, S. R. da; MANHÃES, E. K. Acesso, permanência e êxito dos estudantes: Uma análise das políticas do IFFluminense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023130, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17266. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17266. Acesso em: 12 dez. 2023.
DIAS, R. F.; SANTOS, T. R. L.; SILVA, F. D. A. Educação Ambiental: Descobertas e aprendizagens com crianças da Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023132, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17744. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17744. Acesso em: 14 dez. 2023.
CRUZ, G. B. da; BATALHA, C. S.; CAMPELO, T. da S. Sentimentos que atravessam a inserção profissional docente: Da frustração à ação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023133, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17795. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17795. Acesso em: 14 dez. 2023.
ALVES, F. L.; FELENCHAK, Y.; HOLOD, A. A proposta de um Programa de Pós-Graduação em Educação e as avaliações da CAPES: Um estudo de caso a partir da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023134, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17773. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17773. Acesso em: 14 dez. 2023.
GAMBA LIMA, C.; ALONSO, D. de O.; MACHADO JUNIOR, C. Análise dos fatoresque influenciam a satisfação de estudantes de Medicina brasileiros nasmodalidades de ensino remoto e presencial. Revista Ibero-Americana deEstudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023140,2023. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17904
LÖSCH, S.; RAMBO, C. A.; FERREIRA, J. L. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023141, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17958. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958. Acesso em: 19 dez. 2023.
BITTE, R. C. F.; SANTOS, S. M. dos. Tecendo a trama da história ensinada no município de Vitória-ES (1970-1990). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023142, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17963. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17963. Acesso em: 19 dez. 2023.
PANTOJA, G. F.; RAMOS, J. B. S.; CORDEIRO, Y. E. M. Panorama da produção científica em educação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no estado do Pará, Amazônia, Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023143, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17972. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17972. Acesso em: 19 dez. 2023.
RAIMANN, A.; SILVA, S. A. da. Estado gerencialista e trabalho docente nos sistemas públicos municipal e estadual de Jataí – Goiás. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023147, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18834. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18834. Acesso em: 21 dez. 2023.
BATTISTI, F.; CERUTTI, E. Epistemologia e educação: Reflexões para um humanismo digital. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023148, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16788. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16788. Acesso em: 21 dez. 2023.
BASSETTO, C. F.; URSINI, D. T.; GUEDES, A. M. Escolaridade materna e renda familiar: Impactos sobre o nível de proficiência em matemática medidos a partir do SARESP . Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023149, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18548. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18548. Acesso em: 21 dez. 2023.
MASETTO, M. T.; GAETA, M. C. D.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. Formação em rede para a docência com profissionalidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023151, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18345. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18345. Acesso em: 21 dez. 2023.
BERKENBROCK-ROSITO, M. M.; FERNANDES, M. T. “Colcha de Retalhos”: A estética de si na narrativa pictográfica no paradigma singular plural. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023150, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18836. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18836. Acesso em: 26 dez. 2023.
SOUZA, G. V. de; FAVA, H. de L.; CINTRA, R. F. Restaurante universitário no contexto da assistência estudantil: Análise da produção científica (2010-2021). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023153, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17484. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17484. Acesso em: 26 dez. 2023.
SANTOS, V. M. dos; AGUADED, I. Currículo Alfamed de formação de professores em Educação Midiática: Por uma ressignificação do currículo UNESCO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023154, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17648. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17648. Acesso em: 26 dez. 2023.
TESSARO, M.; TREVISOL, M. T. C. C. Iniciativa de redução das violências nas escolas: O caso de Santa Catarina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023155, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17877. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17877. Acesso em: 26 dez. 2023.
SILVA, F. T.; SANTOS, A. W. de M.; SANTOS, D. P. dos; CRUZ, M. R. R. da. O espaço do campo curricular nos cursos de pedagogia de instituições privadas no DF: Reflexões críticas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023157, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18140. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18140. Acesso em: 27 dez. 2023.
XIMENES, L. S.; CAMPOS, P. H. F. Qualidade de ensino: Representações em estudantes do Ensino Superior público no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023158, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18003. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18003. Acesso em: 27 dez. 2023.
DE SOUZA, R. A.; FASSBINDER, A. G. de O.; JUNIOR, H. B. Enfrentamento pedagógico durante pandemia da COVID-19: Relato de experiência do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023159, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17948. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17948. Acesso em: 27 dez. 2023.
ABREU, F. S. D. de; SILVA, D. N. H.; COSTA, M. T. M. de S.; MENDONÇA, F. L. de R. Recursos criadores mobilizados no faz de conta de crianças com deficiência intelectual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023160, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17937. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17937. Acesso em: 27 dez. 2023.
CABRAL WARREN, E. M.; SANTOS, A. A. dos; WYSZOMIRSKA, R. M. de A. F. Tradução e adaptação transcultural da Jefferson Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy (JSPPPE) para uso na relação docente-discente no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023161, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17927. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17927. Acesso em: 27 dez. 2023.
MARTINS, B. A.; SOUZA, A. R. de; BORGES, África. Grit: Um traço característico de pessoas com altas capacidades?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, e023162, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18851. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18851. Acesso em: 27 dez. 2023.
Agradecemos a todos os autores e autoras, e encerraremos as publicações de 2023 no dia 30/12/2023. E dia 02/01/2024, os primeiros artigos de 2024.
Boas festas!