Dossiê Temático: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva

20/09/2021

Dossiê Temático: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva.

E-mail: dossieriaee2021@gmail.com

  

Organizadores

 Profa. Dra. Carla Beatris Valentini (Universidade de Caxias do Sul - RS) – E-mail: cbvalent@ucs.br

Prof. Dr. Ygor Corrêa (Universidade de Caxias do Sul - RS) – e-mail: correaygorprof@gmail.com

Profa. Ms. Tatiele Bolson Moro (Universidade de Caxias do Sul - RS)

Prazo de Submissão: 15/10/2021

Publicação: 20/12/2021

A submissão deverá ocorrer via plataforma: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index

Ao submeter pela plataforma da revista, o(s) autor(es) concordam com as Normas e Diretrizes da RIAEE. Nos comentários ao Editor – Descrever o nome do Dossiê.

Descrição: O dossiê temático Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva tem por objetivo promover o debate crítico acerca da utilização da Tecnologia Assistiva em contextos educacionais inclusivos, sejam esses na Educação Básica ou Superior. Neste sentido, esse dossiê visa a fomentar um espaço para discussões voltadas aos aspectos sociais, educacionais e políticos, referentes às práticas pedagógicas apoiadas em recursos de baixa e alta tecnologia em ações educacionais inclusivas. Espera-se acolher textos empíricos inéditos resultantes de pesquisas aplicadas, tendo como atores professores e alunos, bem como reflexões ou propostas direcionadas a cenários educacionais inclusivos para estudantes com necessidades educacionais específicas.

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Educação Inclusiva. Formação de professores. Políticas Inclusivas. Atendimento Educacional Especializado. Deficiência. Tecnologia Assistiva. Recursos de Alta e Baixa Tecnologia

 

Biografia dos Organizadores

Profa. Dra. Carla Beatris Valentini (Universidade de Caxias do Sul - RS): Doutora em Informática na Educação – UFRGS; Mestra em Psicologia do Desenvolvimento – UFRGS; Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia – UCS; Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e desenvolve pesquisas na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, envolvendo formação de professores e processos de aprendizagem dos estudantes, informática na educação especial e tecnologias digitais na educação. http://lattes.cnpq.br/5972722112132617

Prof. Dr. Ygor Corrêa (Universidade de Caxias do Sul - RS): Pós-Doutor em Design, Tecnologia e Educação pela UniRitter; Doutor em Informática na Educação – UFRGS; Mestre em Linguística Aplicada - UNISINOS. Graduado em Letras-Inglês pela UNISINOS. Atualmente, realiza pós-doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e desenvolve pesquisa na área da educação, educação inclusiva, tecnologia assistiva, informática na educação, docência digital e metodologias ativas. http://lattes.cnpq.br/3313716086925930

Profa. Ms. Tatiele Bolson Moro (Universidade de Caxias do Sul - RS): Mestra em Nanociências pela Universidade Franciscana; Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana; Graduada em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - UFSM; Técnica em Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Atualmente, é doutoranda em Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Informação, investiga temas como educação inclusiva, tecnologia assistiva, tecnologia da informação e comunicação, tecnologias educacionais. http://lattes.cnpq.br/6635201707457025

 

Editor Adjunto Executivo: anderson.cruz@unesp.br