A formalização do conhecimento profissional no currículo

Autores

  • José Luís Medina Moya Universidade de Barcelona
  • Beatriz Jarauta Borrasca Universidade de Barcelona
  • Jouhanna Menegaz Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.11323

Palavras-chave:

Saberes docentes, Conhecimento prático, Formalização de conhecimento prático.

Resumo

O conhecimento pedagógico é caracterizado epistemologicamente na atualidade como um conhecimento prático o qual, por sua natureza pessoal e tácita, não pode ser formalizado ou transmitido, podendo somente ser demonstrado. Este conhecimento prático reflexivo existe na ação profissional de forma implícita e pessoal, desenvolvendo-se em uma realidade complexa, incerta e saturada de valores. Na formação de professores, esse conhecimento prático deve orientar o planejamento e a ação curricular. Além de perguntar como melhorar a “aplicação” na prática do conhecimento acadêmico, devemos procurar formas que permitam aos alunos entender como professores competentes são capazes de lidar com zonas indeterminadas de sua prática. Este artigo analisa o processo de formalização do conhecimento prático que permite sua articulação nos programas acadêmicos de formação de professores. Neste esforço de codificação persiste uma série de problemas e mal-entendidos que devem ser cuidadosamente examinados para desenvolver a formação de professores, o que ajudará o futuro professor a se inserir em sua prática com uma bagagem que facilite esse processo ao máximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Medina Moya, Universidade de Barcelona

Catedrático habilitado de la Facultad de Pedagogía de la Universidad de Barcelona en el Departamento de Didáctica y Organización Educativa. Licenciado en Pedagogía y Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación.

Beatriz Jarauta Borrasca, Universidade de Barcelona

profesora e investigadora del Departamento de Didáctica y Organización Educativa de la Universidad de Barcelona. Es licenciada en Psicopedagogía y Doctora en Pedagogía por la Universidad de Barcelona.

Jouhanna Menegaz, Universidade Federal do Pará

Enfermeira formada pela Universidade do Vale do Itajaí. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina com realização de estágio de doutoramento na Universidade de Barcelona, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Referências

ANGULO RASCO, F. De la investigación sobre la enseñanza al conocimiento docente. In: PÉREZ GÓMEZ, A.; BARQUÍN, J.; ANGULO RASCO, F. (Org.). Desarrollo profesional del docente. Política, investigación y práctica, p. 261-319, Madrid: AKAL, 1999.

ATKINSON, T.; CLAXTON, G. El profesor intuitivo. Barcelona: Octaedro, 2002.

BEILOCK, S. L.; BERTENTHAL, B. M.; MCCOY, A. M.; CARR, T. H. When paying attention becomes counterproductive: Impact of divide versus skill-focused attention on novice and experience performance of sensorimotor skills. Experimental psychology applied, n.1, p. 6-16, 2002.

BERLINER, D. De predecir la eficacia docente a comprender a los profesores eficaces. Paper presented at the Pensamientos de los profesores y toma de decisiones. Primer Congreso Internacional, La Rábida. Huelva, 1986a.

BERLINER, D. Pursuit of the Expert Pedagogue. Educational Researcher, v. 15, n. 7, p. 5-14, 1986b.

BERLINER, D. Ways of Thinking about Students and Classroom by More and Less Experienced Teachers. In: CALDERHEAD, J. (Org.). Exploring Teacher's Thinking, p. 0-83. Londres: Casell, 1987.

BERLINER, D. C.; CALFEE, R. C. E. The handbook of educational psychology. New York: Macmillan, 1996.

BORDIEU, P. El sentido práctico. Buenos Aires: Siglo XXI, 2007.

DREYFUS, H. L.; DREYFUS, S. E. Mind over machine. The Power of Human Intuition and Expertise in the Era off the Computer. Nueva York: McMillan The Free Press, 1986.

ERAUT, M. Developing professional knowledge and competence. Londres: The Falmer Press, 1994.

GIGERENZER, G. Decisiones instintivas. La inteligencia del inconsciente. Barcelona: Ariel, 2008.

LEINHARDT, G.; GREENO, J. G. The cognitive skill of teaching. Journal of Educational Psychology, v. 78, n. 2, p. 75-95, 1986.

MEDINA, J. L. La enseñanza clínica en enfermería: de las simplificaciones fragmentantes a las lógicas no lineales de la complejidad. In: ALJAMA, E.; OSTIGUÍN, R. M. (Org.). La enseñanza clínica en enfermería. Un acercamiento multidisciplinar, p. 99-118, Méjico: CIECAS, 2007.

MEDINA MOYA, J. L.; JARAUTA BORRASCA, B. Análisis del conocimiento didáctico del contenido de tres profesores universitarios. Revista de Educación, n. 360, p.600-623, 2011.

PERRENEUD, P. Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. Barcelona: Graó, 2004.

RYLE, G. The concept of mind. Londres: Hutchinson, 1949.

SCHÖN, D. La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la formación y el aprendizaje en las profesiones. Madrid: Paidós MEC, 1992.

TARDIF, M. Los saberes del docente y su desarrollo profesional. Madrid: Narcea, 2004.

WESTERMAN, D. A. Expert and Novice Teacher Decision Making. Journal of Teacher, vol. 42, n. 4, 1991

Publicado

05/03/2018

Como Citar

MOYA, J. L. M.; BORRASCA, B. J.; MENEGAZ, J. A formalização do conhecimento profissional no currículo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 588–603, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n2.2018.11323. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11323. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos