Propagandas governamentais: uma análise do discurso midiático para acesso ao ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.11814

Palavras-chave:

Ações governamentais, Análise do discurso, Ensino superior, Propaganda.

Resumo

Este artigo objetiva analisar, com base em pressupostos da Análise do Discurso de Linha Francesa, duas peças midiáticas elaboradas com o aval do Ministério da Educação em dois contextos presidenciais diferentes. Ambas as propagandas convocam jovens, no momento pós-ENEM, a ingressarem em instituições de Ensino Superior, por meio dos diversos programas e políticas públicas proporcionados pelo Governo Federal. Assim, foi possível evidenciar a tessitura da situação de enunciação nos objetos midiáticos, sobretudo em correlação com o contexto sociopolítico. Observa-se que os elementos verbais e não-verbais utilizados nos objetos de análise se entrecruzam na produção de sentidos e vão além da simples persuasão do público-alvo a pleitear a vaga na instituição de Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) desde 2011, lotado no Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL), credenciado nos Programas de Pós-Graduação de Cognição e Linguagem e de Sociologia Política. Bacharelado em Administração Pública na FGV-RJ, Mestrado em Cognição e Linguagem e Doutorado em Sociologia Política, ambos na UENF. Pós-Doutorado em Sociologia Pragmática na Universidade Nova de Lisboa. Líder do Grupo de Pesquisa Escrita: Poder e Subjetividades (UENF) e Vice-líder do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFF/UENF). Principal área de atuação: Educação de Jovens e Adultos. Principal tema de interesse: permanência e êxito na educação.

Elane Kreile Manhães, Instituto Federal Fluminense; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestre e Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Possui graduação em Letras e especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia de Campos (UNIFLU). Atualmente é professora E.B.T.T. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) - campus Campos Centro. Integra o Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (UENF/IFF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de Língua Inglesa, Proeja, metodologias de ensino, permanência na Educação, leitura e identidade social. 

Gláucio Roberto Bernardo de Cara, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade de Educação da Serra (FASE); Cursa mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Integra o Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação - NUCLEAPE (UENF/ IFFluminense).

Referências

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

DO CARMO, G. T.; MANHÃES, E. K.; DE CARA, G. R. B. Propagandas governamentais: uma análise do discurso midiático para acesso ao ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1049–1065, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.11814. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11814. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos