Estratégias antibullying para o ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.12380

Palavras-chave:

Bullying, Intervenção pedagógica, Violência, Escola.

Resumo

Esta pesquisa visa analisar estratégias antibullying, no ambiente escolar, propostas por pesquisadores brasileiros e espanhóis. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de caráter qualitativo, e que teve como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. A literatura analisada foi composta por teses e dissertações brasileiras, publicadas de 2000 a 2012, e artigos publicados de 2000 a 2013 nos dois países. A literatura brasileira enfatizou ações de informação, sensibilização, criação de regras e capacitação profissional, e a literatura espanhola destacou ações de melhoria das relações interpessoais, desenvolvimento emocional e autoestima, ensino de valores sociomorais, capacitação docente e das famílias. Os resultados apontam para uma série de ações, as quais podem ser inseridas num plano antibullying a ser desenvolvido cotidianamente, contribuindo para uma mudança do comportamento desrespeitoso e para a construção de relações interpessoais, no ambiente escolar, mais solidárias, justas, cooperativas e respeitosas, proporcionando, assim, mais do que informações sobre o fenômeno.

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Biografia do Autor

Loriane Trombini Frick, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR

Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação do Setor de Educação da UFPR. Doutora pela Universidade Estadual Paulista

Maria Suzana De Stefano Menin

Professora Titular aposentada do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus Presidente Prudente.  Livre docente e titular pela Unesp, Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Luciene Regina Paulino Tognetta, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP

Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus Araraquara. Líder do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - Unesp/Unicamp. Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Cristina Del Barrio, Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Madrid - España

Catedrática del Departamento de Psicología Evolutiva y de la Educación, Facultad de Psicología, Camus de Cantoblanco, 28049 Madrid. Doctora en Psicología por la Universidad Autónoma de Madrid.

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

FRICK, L. T.; MENIN, M. S. D. S.; TOGNETTA, L. R. P.; DEL BARRIO, C. Estratégias antibullying para o ambiente escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1152–1181, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.12380. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12380. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos