Educação do campo e práticas pedagógicas: relações de trabalho em comunidades amazônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i2.12642

Palavras-chave:

Careiro da várzea, Trabalho, Educação do campo, Sujeitos amazônicos.

Resumo

O artigo movimenta discussões sobre a contextualização histórica do município de Careiro da Várzea (AM), a política de Educação do Campo e as relações de trabalho em comunidades amazônicas. A análise constrói-se com base nas categorias Careiro da Várzea, Sujeitos Amazônicos, Trabalho e Educação do Campo, valendo-se da Pesquisa-Ação e revisões bibliográficas. Partindo-se da compreensão que adota o trabalho como categoria fundante da existência dos sujeitos, articulando-o à concepção de educação do campo. Articulam-se tais conceitos e o artigo possibilita perceber que a educação do campo enquanto política não se materializa no município, contudo, a concepção é efetivamente construída mediante as relações do trabalho.

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Biografia do Autor

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Cursou o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação/Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, políticas educacionais referentes ao ensino superior, ensino técnico e tecnológico. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Exerceu a função de Pró-Reitora de Assuntos Comunitários. Foi diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014). Foi Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/FACED/UFAM nos períodos de 2005-2007 e 2014 a 2018. (Text

Luciene Mafra Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Americana-Assunção/Paraguay (2018). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2012). Especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (2008). Especialista em Auditória Contábil pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2002). Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas - CIESA (2001). Servidora Público Federal (Universidade Federal do Amazonas, desde 1980). Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas - SINTESAM: Tesoureira-Geral (1991-1995), Coordenadora de Administração e Finanças (2001-2004; 2010-1017). Membro da Comissão de Capacitação dos Servidores da Universidade Federal do Amazonas (2010-2013). Tem experiência na área de Administração Acadêmica stricto sensu voltada para a Ciência e Tecnologia; Coordenação de Projetos; Administração Financeira em organização sociais no Estado do Amazonas; Processos Gerenciais voltados para equipes institucionais de gestão em C&T; Professora/Formadora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo da Universidade Federal do Amazonas (2014/2016). Atualmente suplente da Direção Nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras

Iraci Carvalho Uchôa, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFAM). Integrante do Grupo de Pesquisa: Gênero, Trabalho e Educação. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (03/2018). Licenciatura em Pedagogia pela Laureate Internacional Universities (UNINORTE-2013). Atuação como Professora/Formadora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo da Universidade Federal do Amazonas (2014/2016) e experiência como docente no curso de Especialização em Educação do Campo-Práticas Pedagógicas. 

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Publicado

20/02/2020

Como Citar

MOURÃO, A. R. B.; VASCONCELOS, L. M.; UCHÔA, I. C. Educação do campo e práticas pedagógicas: relações de trabalho em comunidades amazônicas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 436–450, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12642. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12642. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos